“Renovar” é tornar novo, ou como novo. Modificar, introduzindo novos elementos. Substituir por algo novo do mesmo tipo. Recomeçar ou voltar a fazer algo após interrupção. (Dicionário Aurélio).

A Palavra de Deus nos ensina como podemos introduzir no nosso interior, elementos capazes de produzir uma renovação espiritual dentro de nós.

COMO SER RENOVADO NO HOMEM INTERIOR

Paulo estava enfrentando angústias e sofrimento em seu ministério. Mas sabia que isto terminaria e que ele obteria o descanso e as recompensas de Deus – II Co 4.8-10

O corpo físico do apóstolo estava dolorido, cansado, desfalecido, corrompido, mas o interior se renovava cada dia – v.16.

É fácil desfalecer e desistir. Em vez de desistir ao ser alcançado pela perseguição, Paulo concentrou-se em sua força interior, que vinha do Espírito Santo – Ef 3.16.

Nossas dificuldades, nossa dor, não devem diminuir nossa fé nem nos desiludir. Os problemas e as limitações humanas têm vários benefícios:

1º) Lembram o sofrimento de Cristo por nós.

2º) Afastam o orgulho.

3º) Levam-nos a olhar além desta vida.

4º) Dão oportunidade de provar nossa fé aos outros.

5º) Dão a Deus a oportunidade de demonstrar seu poder.

Quando enfrentamos grande sofrimento, é fácil enfocarmos a dor, pensar só nela, ao invés da meta final. O que pode ser visto dura apenas um pouco, e o que não vemos dura para sempre – “Porque andamos por fé e não por vista” II Co 5.7.

Em meio a estas aflições, a graça de Deus nos capacita a buscar mais diligentemente a sua face e produzir em nós um espírito e um caráter perseverante que vencem as provações e aflições da vida.

Quando Paulo passava por uma grande aflição Deus lhe falou: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. E Paulo responde: “De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então, sou forte.” II Co 12.9,10.

RESULTADOS DESSA RENOVAÇÃO

Você verá suas dificuldades como oportunidade de mais experiências com Deus.

Sua fé será aumentada para suportar mais aflições.

O medo e a insegurança do amanhã serão substituídos pela confiança em Deus que continuará cuidando de você.

Você estará sendo treinado para ajudar outros que estão passando também por aflições.

CONCLUSÃO

Vale a pena buscar a renovação do homem interior. Nos ajudará a vencer as adversidades que surgirem. E não desfaleceremos nas lutas, pelo contrário, elas “produzirão em nós um peso eterno de glória mui excelente” II Co 4.17.


IEADPE - Outros artigos