No 1º dia do mês de outubro  celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro.

Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc. No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso. 

Vale salientar que no Brasil o grupo da terceira idade é formado por todas aquelas pessoas que tem idade igual ou superior a 60 anos. Apesar de existirem direitos concedidos aos idosos que só desfrutarão após cruzarem a linha de chegada dos 65 anos. Para a IEADPE, Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Pernambuco, o idoso é alvo de sua atenção e respeito em todo o tempo, pois os tratam com honra, dignidade e atenção, tornando sua vida mais significativa e motivadora para continuar vivendo. A Palavra de Deus nos orienta diante das cãs te encurvarás (Lv. 19. 32; Pv. 23. 22), presidida pelo Pastor Ailton José Alves, a Igreja iniciou um programa de apoio a terceira idade, sob a liderança da irmã Judite Alves, o PROATI,  sigla pelo qual o programa é conhecido, alcança a todos os idosos da organização, seja membros ou apenas congregados, onde recebem apoio dos voluntários que lhes auxiliam em atividades como: cântico, desenvolvimento de atividades manuais em oficinas de arte e visitas em seus respectivos lares quando estes encontram-se impossibilitados de irem aos cultos em suas respectivas congregações.

No dia 24 de setembro do ano em curso A IEADPE, realizou na capital nas áreas como é dividida, bem como em algumas igrejas filiais no interior do estado, o ENCONTRO DO PROATI, marcados por várias atividades que serviram de grande alegria para os idosos que contaram com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atendimento médico para os idosos que apresentaram alterações em suas taxas, equipe de fisioterapeutas apresentando os cuidados e exercícios para ajuda nas articulações e circulação sanguínea do idoso, ainda contaram com as experiências vivenciadas entre si e uma palestra a luz da Bíblia, a benção de ser idoso. O evento concluiu-se com um saboroso coffee break, em uma mesa farta de chás suco, salgados e frutas diversas. 

IEADPE